Os animais de Nossas Praias

Invertebrados Marinhos

Financiamento

CNPQ

Apoio e Pesquisa

DESENVOLVIMENTO

A larva se fixa com o saco evertido e recobrindo o cistidio e o polipídio rudimentar dando início à formação do primeiro indivíduo – ancestrula (ancestrécio, segundo Mendes, 1918). O desenvolvimento das larvas dos filactolemados e ciclostomados é diferente dos queilostomados porque formam vários embriões ao mesmo tempo. O zoóide materno dos filactolemados incuba um embrião entre a parede do zoóide materno e o saco embrionário e a larva originada já libera os autozóoides jovens, que já constituem uma colônia em desenvolvimento. Eles podem se reproduzir também através de corpos resistentes denominados de estatoblastos, formados sobre o funículo por clonagem e nutridos por ele. O estatoblasto secreta duas valvas que protegem as células internas (vide Reprodução). Eles podem estar aderidos á colônia materna e quando libertados se depositam no fundo marinho ou flutuam. Possuem a forma geralmente achatada e discoidal com a parte central saliente. Eles resistem a temperaturas extremas de calor e frio, permanecendo dormentes.

Os ciclostomados são capazes de formar mais de 100 embriões a partir do embrião primário por reprodução assexuada ou bipartição e todos igualmente semelhantes (clones) e capazes de formar uma colônia nova.

A colônia cresce assexuadamente por brotamento (Figura 1). A partir de uma célula duplicada, surge um novo indivíduo. O processo consiste no crescimento do zoóide materno e em seguida a formação de um novo polipidio  a partir das camadas de células externa e internas do cistídio. A passagem do cistídio para a nova célula ocorre com a participação do sistema funicular através dos poros das paredes laterais. O funículo é responsável também pelo transporte de nutrientes para o zoóide  filho. 

 

Figura 1- Estágios de crescimento da colônia de Cupuladria doma (d'Orbigny) por brotamento.  30X. Os pontilhados mostram os zoóides formados anteriormente e os novos zoóides formados por duplicação celular (brotos), não estão pontilhados. 1 - Zoóides iniciais: três indivíduos do zoário com a ancéstrula (pontilhado) e dois brotos; 2 –  zoário com 4 zoóides; 3 –  zoário com 6 zoóides; 4 – zoário com 8 zoóides; 5 – zoário  com 10 zoóides; 6 – zoário com 18 zoóides, e; 7 – zoário com 26 zoécios (adaptado de Driscoll et al , 1971).

 

©2012 Os Animais de Nossas Praias