INTRODUÇÃO
Figura 1 - Estrutura do zoóide: lofóforo e tubo digestivo em “U”, músculos e funículo (Adaptada de Boardman et al, 1983).
Os briozoários ou ectoproctos são animais invertebrados que formam colônias, chamadas de zoário, constituídas por um conjunto de indivíduos (zoóides), que não podem ser vistos a olho nu (figura 1). Os zoóides apresentam o polimorfismo, isto é, várias formas: autozóoide e heterozoóide. Os autozoóides possuem a mesma forma, realizam as funções de alimentação e compõem o corpo da colônia. Os heterozóoides apresentam formas diferenciadas para cada a função que necessitem realizar na colônia (figura 2). As colônias também variam na forma e na coloração, podendo er característica de algumas espécies.
Ao microscópio estes animais podem ser distinguidos pela boca rodeada por uma coroa de tentáculos – o lofóforo (circular ou em forma de ferradura) e pelo tubo digestivo recurvado em forma de “U”. Outras características são típicas deste filo: sistema hidrostático interno do animal, responsável para protusão e extrusão do lofóforo; hermafroditismo (colônias com indivíduos dos dois sexos); dois tipos de reprodução (sexuada - forma novos indivíduos, e assexuada - desenvolve a colônia); sistema nervoso rudimentar formado por apenas um gânglio na base dos tentáculos com nervos distribuído pelo corpo e ausência de sistemas excretor e circulatório. A região litorânea tem sido considerada uma zona de energia alta, devido à presença da ação das ondas e correntes e era de se esperar que esta fauna fosse reduzida, porém ela tem sido abundante e diversificada na costa baiana, contrariando os dados de Harmelin (1985) que cita a tendência de ela ser monoespecifica. Um pouco da historia do estudo destes animais no Estado da Bahia, as características que permitem distingui-los de outros animais, sua vida no cotidiano do homem e as principais espécies de ambientes praiais merecem um melhor conhecimento deste grupo, considerado pequeno pela Biologia e desconhecido pelos estudantes dos primeiro e segundo ciclos. No entanto eles são importantes para as ciências geológica, ecológica, econômica e para a saúde humana.
Figura 2 - Tipos de heterozóides: A - Vibráculo de Cupuladria monotrema. B - aviculário de Rhynchozoon rostratum. C Ooécio de Crisia. D Nanozóide de Trypostega striatula.
©2012 Os Animais de Nossas Praias