Os animais de Nossas Praias

Invertebrados Marinhos

Financiamento

CNPQ

Apoio e Pesquisa

ALIMENTAÇÃO

Briozoários não possuem aparelho digestivo e sim um tubo digestivo composto de uma bôca circular com uma série de tentáculos em número variado nas diversas espécies. A boca em forma de ferradura, nas espécies dulciaquicolas (filactolemados), é rodeada por duas séries de tentáculos. Em seguida, há uma faringe, esôfago, moela (trituração), estômago em forma de U, intestino, reto e ânus.

Eles se nutrem principalmente do fitoplancton (diatomáceas, dinoflagelados, flagelados e cocolitoforídeos) assimilada pelos tentáculos juntamente com as partículas minerais em supensão na água. As espécies de águas profundas estão adaptadas a se nutrir das bactérias e matéria orgânica aderidads ao sedimento. Nenhum estudo específico sobre a nutrição dos briozoários baianos é conhecido até o momento.

 Figura 1- Alimentação de Briozoários -  A -Polipídio com tentáculos protundidos. B e C - Entrada de partículas no canal alimentar. D - Partículas de alimento no tubo digestivo. E - Saída de partículas pelo lofóforo (Ruppert et   al., 2005).

 

©2012 Os Animais de Nossas Praias