Os animais de Nossas Praias

Polychaeta

Financiamento

CNPQ

Apoio e Pesquisa

Laeonereis culveri (Webster, 1880)

 

Descrição Morfológica: Este poliqueta nereidídeo apresenta grupos de papilas na parte mais externa da probóscide e é também facilmente reconhecido pela presença de glândulas avermelhadas facilmente visíveis em algumas partes do notopódio.

 

Ecologia: Esta espécie ocorre frequentemente em regiões estuarinas ocupando até faixas onde a influência dos rios é grande e a salinidade é próxima à zero. Laeonereis culveri é uma espécie bastante utilizada para avaliar o efeito de poluentes no ambiente marinho e ela é encontrada em facilmente em regiões contaminadas por metais traço, provavelmente devido a sua alta tolerância a estes contaminantes.

 

Distribuição: Este poliqueta ocorre em todo o litoral brasileiro, principalmente em regiões estuarinas. Na Bahia, L. culveri é encontrada em diferentes localidades na Baía de Todos os Santos, principalmente nas regiões estuarinas dos Rios Jaguaripe, Paraguaçu e Subaé, onde são os poliquetas dominantes nas regiões de baixa salinidade. Esta espécie é também encontrada no Sul da Bahia, na Baía de Camamu.

 

Laeonereis culveri. Desenho esquemático e foto de animal coletado na Baía de Todos os Santos.

 

 

 

©2012 Os Animais de Nossas Praias