Os animais de Nossas Praias

Polychaeta

Financiamento

CNPQ

Apoio e Pesquisa

Circulação e Respiração

 

O sistema circulatório dos poliquetas é extremamente importante para o transporte interno de gases. Os poliquetas que não possuem apêndices (como tentáculos ou brânquias) fazem a troca gasosa em toda a superfície do corpo. As brânquias podem ser encontradas de diversas formas, como filamentos localizados no tronco, na região anterior do corpo ou em penachos branquiais na região da cabeça, mas tipicamente, são encontradas associadas aos parapódios, podendo ainda ser uma modificação do mesmo.
Nos poliquetas existe um vaso sanguíneo dorsal ao tubo digestivo que possui o papel de conduzir o sangue até a parte anterior do animal e um vaso ventral que conduz para a parte posterior. Estes dois vasos são comunicados tanto na parte ventral como na parte dorsal do animal. Em cada segmento dos poliquetas os vasos possuem comunicações com pares de vasos dos parapódios (vasos parapodiais) assim como para regar o tubo digestivo (comunicação com pares de vasos intestinais). Os poliquetas possuem diversos pigmentos sanguíneos, sendo a hemoglobina o mais comum. Estes pigmentos são encarregados de transportar o oxigênio das brânquias aos tecidos e estão presentes tanto no sangue, como no líquido do celoma.

Foto de microscopia eletrônica evidenciando os filamentos branquiai são longo do corpo de um poliqueta cirratulídeo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto de uma dissecção de um poliqueta vivo (Arenicola marina) mostrandocomo o sistema circulatório participa na respiração destes animais uma vez que as brânquias estão ligadas aos vasos principais pelos vasos parapodiais.

 

 

 

©2012 Os Animais de Nossas Praias